quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Apresento-vos o Ricardo Araújo Pereira



Para quem conhece a televisom portuguesa, nom vai ser nengumha novidade: é o Ricardo Araújo Pereira, um dos integrantes dos 'Gato Fedorento', um grupo humorístico português muito conhecido e acho que muito engraçado. Vamos dar umha primeira olhadela a um sketch simples e fácil de perceber, dedicado a um instrumento fundamental em qualquer lar: o piaçaba.
Ah, que nom sabedes o que é? Bom, se calhar depois de verdes este minuto e tal de vídeo, já ficades a saber. Eu coloco-vos abaixo a transcriçom, mas recomendo-vos vê-lo umha vez sem ler o texto, para comprovardes o que apanhades e o que nom....

Transcriçom:

Não é novidade para ninguém que uma das mais belas palavras da língua portuguesa é a palavra ‘piaçaba’. No entanto, hoje assistimos a uma ofensiva fortíssima contra o piaçaba. Estatísticas demonstram que são mais cada vez as pessoas que dizem ‘piaçá’.

Dizer ‘piaçá’ é espoliar o piaçaba em mais do que uma sílaba: é roubar-lhe a dignidade. Depois de tudo o que tem feito por nós, o piaçaba não merece uma desconsideração destas. O piaçaba… o piaçaba é uma esfregona que correu mal; o piaçaba é uma vassoura que não estudou. Já o piaçá… não sei o que é. Não sei o que é um piaçá. Olhem, sabem o que é um ‘piaçá’? Serve para limpar a ‘sani’… ha, há, há… [jogo de palavras ao retirar também a última sílaba de 'sanita'] Não, agora a sério, isto é importante.

É por isso… é por isso que aqui estou. Para criar uma vaga de fundo de cidadãos que conhecem e admiram o trabalho do piaçaba. Vamos mostrar ao piaçaba que conhecemos o significado da palavra ‘gratidão’.

- Olá, eu sou a Joana Cruz, e digo ‘piaçaba’.
- Eu sou Fernando Tordo, e digo ‘piaçaba’.
- Olá, eu sou o padre Borga, e digo ‘piaçaba’.
- Olá, eu sou o Zé Diogo Quintela, e digo: ó, Ricardo, … , ah, e também digo ‘piaçaba’.

Junte-se a nós: vamos dizer ‘piaçaba’.

2 comentários:

Mamen disse...

Muito engraçado o video, mais se nao fora pela imagem, nao descobriria nunca o que é "o piaçaba"(o meu teclado nao tem til,fico moi trite por iso).
Atá segunda

Maurício Castro Lopes disse...

Pois, pois, nom era assim tam fácil, até a cena do abraço na praia :-)