segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Gonçalo Cadilhe na Galiza


Por iniciativa do Instituto Camões, o escritor de crónicas de viagens português Gonçalo Cadilhe visita a Galiza neste mês. Será nos dias 19 e 20 que ele apresente a sua mais recente obra, África acima, na Corunha, Compostela e Vila Garcia.

Concretamente, Gonçalo Cadilhe vai estar na Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha no dia 19 às 10h30. Na tarde do mesmo dia, terá umha palestra na EOI da Corunha, e já no dia 20h00 estará ao meio-dia na Faculdade de Filologia da Universidade de Compostela e às 19h00 na Escola Oficial de Idiomas de Vila Garcia.

Só é pena nom podermos aproveitar a viagem à Galiza de Cadilhe para o trazermos também a Ferrol, mas o facto de sermos a Escola 'caloira' impediu-nos ter conhecimento da iniciativa em tempo.

De qualquer maneira, para quem tiver interesse no género das crónicas de viagens, coloco aqui uma pequena recensom da sua mais recente obra, protagonista da sua próxima visita à Galiza.

África Acima
A magia de África nas palavras do autor de Planisfério Pessoal

África Acima recolhe crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de vários meses.
Como é seu hábito, Gonçalo Cadilhe recusou o transporte aéreo. Em autocarros e comboios, em balsas e bicicletas de ocasião, à boleia em camiões ou a pé com a mochila às costas, o viajante atravessou África desde o cabo da Boa Esperança, no extremo Sul, até ao Estreito de Gibraltar, no extremo Norte.
Oito meses, quinze países, 27 000 quilómetros e 50 000 palavras resultaram num livro sincero e deslumbrado, em que as amizades, o humor, a tolerância e a humildade conseguem vencer a miséria, a corrupção, as estradas desfeitas e o calor brutal de uma viagem épica por um continente impressionante. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe redescobre a magia e os mistérios de uma África que continua a fascinar os grandes viajantes.

Publicado por Oficina do Livro.

Nenhum comentário: