quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"Mostra portuguesa" em Compostela e Vigo


A Junta da Galiza, em colaboraçom com os governos português e espanhol, organiza a V Mostra Portuguesa, entre os dias 13 e 21 de Novembro, em Compostela e Vigo. Sendo este um evento que vem promovendo o governo espanhol nos últimos anos, nom deixa de ser lamentável que a Junta careça de linha própria na promoçom do relacionamento estável com Portugal. Mas, afinal, esta Mostra é mais um exemplo disso.

Na Mostra colaboram a Junta da Galiza, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal e vários ministérios de Portugal e Espanha, além de umha ou outra entidade privada e financeira. Muito espalhafato para umha iniciativa que devia ser só isso: umha entre tantas necessárias e normais no relacionamento directo e sem intermediários entre a Galiza e Portugal; mas pronto, é o que temos por enquanto...

A questom é que, desta vez, visitam a Galiza três grandes fadistas: Carlos do Carmo, Mariza e Camané, num concerto em Compostela, e Rão Kyao, que actuará em Vigo. No primeiro concerto, o bilhete custa 27 euros e no segundo 7. O primeiro nom é assim mui barato, mas o interesse -para quem gostar de fados- é inegável.

Como mostra, coloco-vos aqui umha actuaçom conjunta de Carlos do Carmo e de Mariza a cantarem todo um clássico de Amália Rodrigues: "Estranha forma de vida". E abaixo, a letra:



Estranha forma de vida

Foi por vontade de Deus
que eu vivo nesta ansiedade.
Que todos os ais são meus,
Que é toda a minha saudade.
Foi por vontade de Deus.

Que estranha forma de vida
tem este meu coração:
vive de forma perdida;
Quem lhe daria o condão?
Que estranha forma de vida.

Coração independente,
coração que não comando:
vive perdido entre a gente,
teimosamente sangrando,
coração independente.

Eu não te acompanho mais:
para, deixa de bater.
Se não sabes onde vais,
porque teimas em correr,
eu não te acompanho mais.

Amália Rodrigues

Nenhum comentário: