terça-feira, 6 de novembro de 2007

Português, entre as línguas que experimentarám maior crescimento até 2050


Na reuniom convocada em Lisboa pola Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Flad) sob o mote "Promoção da Língua Portuguesa no Mundo", o lingüista británico David Graddol considerou que o português, junto ao chinês, inglês, espanhol e árabe, som as línguas com maior tendência para o crescimento em número de falantes no mundo.

Com a perspectiva do ano 2050, o escritor e lingüísta David Graddol afirmou que o português irá ter um "crescimento rápido", estimaçom em que também coincidiu Nicholas Ostler, especialista em línguas também británico, que lembrou que hoje existem 16,7 falantes de português do Brasil por cada falante de português lusitano, o que dá ao país americano a maior projecçom no aumento do número de falantes de português no mundo.

Na actualidade, o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais faladas, à frente do alemám, francês e japonês e atrás do chinês, hindi, inglês, espanhol e árabe. Em concreto, o português conta com uns 180 milhons de falantes nativos em quatro continentes e com mais 15 milhons que o usam como segunda língua.

Mais informaçons aqui.

Nenhum comentário: