quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

'Cantos na maré': Festival Internacional da Lusofonia em Ponte Vedra


Segundo nos informam no web do Festival, organizado pola Cámara Municipal de Ponte Vedra, "é um evento internacional pioneiro que nasce na Galiza como umha aposta musical singular: traçar um mapa comum entre os diferentes territórios da lusofonia a base de ritmos, sons e melodias". Queredes ver mais informaçom sobre esta iniciativa que se prolonga desde hoje até sábado dia 15 de Dezembro?

Pois entom comento-vos que inclui a projecçom de três documentários na Casa das Campás (rua dom Filiberto, s/n, ao lado do Teatro Principal), todos de entrada gratuita. Eles som:

- Quintal do Semba (133 min., dedicado à música angolana). Projectou-se hoje, quarta-feira, e projecta-se amanha, quinta, polas 14h30.

- Só concertinas (50 min., dedicado ao acordeom da regiom portuguesa do Minho). Projecta-se sexta, dia 14, e sábado, dia 15, às 15h30.

- Lusofonía, a (r)evolução (60 min., dedicado à música dos países lusófonos). Projectou-se hoje, quarta-feira, e volta a projectar-se sábado 15 às 13h e às 19h.

Além dos documentários, a secçom “Cantos na Maré. Rede”, que decorre no dia 14 (sexta-feira) às 19h na Casa das Campás, é "um espaço aberto de reflexom e debate (formato talk-show) entre agentes culturais internacionais, jornalistas e geradores de opiniom" e "pretende iniciar um caminho de sinergias que intensifiquem eixos no mercado global da lusofonia, contribuír para explorar e intercambiar impressons sobre o mercado da diversidade atlántica". Conta com a participaçom de jornalistas da Galiza, Brasil, Espanha e Portugal.

E temos ainda a secçom "Cantos na Maré. Encontro", em que "dirigido aos mais novos, emprega-se a música como meio para dar oportunidade à comunidade infantil e à juventude" (...) "um momento de encontro com a música de um jeito real, interactivo e dinámico". Será na quinta e na sexta, e inclui um "Encontro com os estudantes de secundário", quinta às 10h30, no Palácio da Cultura; um "Encontro com os estudantes universitário", no mesmo dia, às 19h, na Casa das Campás; e ainda um "Encontro com as crianças da 'Aula Folque Infantil'", na sexta-feira dia 14, às 19h, no Palácio da Cultura de Ponte Vedra.

Sábado, concerto a nom perder

E, finalmente, no sábado 15 de Dezembro, às 21h00, no Palácio da Cultura de Ponte Vedra, chega o acto de encerramento do Festival: um concerto com músicas da Galiza (Uxia Senlhe e Mercedes Peom), Portugal (JP Simões), Brasil (Ceumar), Angola (Paulo Flores) e Cabo Verde (Nancy Vieira).

O preço do bilhete, se comprado com antecedência, é de 10 € (no telefone 902 43 44 43). Na bilheteira, no mesmo sábado, custa 11 €, e vendem-se no Teatro Principal de 11h00 a 14h00 e de 17h00 a 19h00.

Se quigerdes mais informaçons sobre este Festival, podedes visitar o web aqui.

Nenhum comentário: