sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Lusofonia: Série documental retrata os países de língua portuguesa

Coloco-vos aqui o conteúdo da ligaçom que me enviou o Óscar, da turma das 9 da manhá, sobre um documentário produzido pola TVG, dedicado aos países de língua oficial portuguesa. Parece muito interessante. O primeiro capítulo é amanhá, sábado, às 16 horas.

Lisboa, 20 de Fev (Lusa) - "Terras do Acolá" é uma série documental sobre a realidade dos oito países de língua oficial Portuguesa, produzida pela TV Galiza e hoje apresentada em Lisboa.

Com um orçamento que atingiu quase meio milhão de euros, de acordo com o realizador do documentário, Luís Menéndez, a série assume um carácter "intemporal", que congrega o lado pitoresco às realidades sociais, políticas e económicas dos países lusófonos.

"Tentámos aprofundar os conhecimentos sobre os países lusófonos, dando a conhecer as suas particularidades: a língua, os costumes, as rotinas, as gentes e as tradições. Quisemos ir além do que normalmente se transmite ao captar um ponto de vista turístico mais aprofundado", explicou Menendez à Agência Lusa.

Para o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o cabo-verdiano Luís Fonseca, também presente na apresentação da série, trata-se de "uma manifestação de grande interesse da Galiza pelos países lusófonos, fruto de uma série de afinidades geográficas e históricas".

«`Terras do Acolá` é um trabalho muito bem conseguido e equilibrado, que respeita a diversidade e desperta o interesse das pessoas para estas realidades, contribuindo muito para que os próprios povos da CPLP se conheçam», afirmou Luís Fonseca, lamentando que não surjam mais iniciativas deste género.

Depois de "Terras de Merlim", sobre os povos celtas, e "Terras do Leste", referente aos novos Estados membros da União Europeia, a TV Galiza apresenta em "Terras do Acolá" 13 episódios, com a duração de 26 minutos cada, uma perspectiva sobre os oito países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor-Leste.

Na apresentação do documetário, o director da TV Galiza, Jesus Manuel Iglesias, falou da ligação dos galegos ao mundo lusófono, no qual disse sentir-se "naturalmente integrado", sobretudo no que diz respeito a Portugal.

Por seu turno, José Fragoso, director de programas da RTP, referiu a importância da apresentação do documentário feita em Portugal, o que traduz o empenhamento do país neste tipo de trabalhos.

"São histórias que vão atrair os portugueses", afirmou, acrescentando que a exibição daquela série documental na RTP, RTP África e RTP internacional, está programada para Março.

Nenhum comentário: