quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dous exemplos da referência temporal com os dias da semana


Já falamos nas aulas do uso dos dias da semana com e sem artigo e preposiçom.

Coloco-vos aqui umha notícia publicada hoje mesmo polo jornal português Público onde vemos um exemplo.

Reparai como 'terça-feira' aparece no título da notícia sem artigo, o que indica que se trata da terça imediata a seguir. Podia também ser a terça imediatamente anterior.

No desenvolvimento da notícia, aparece também a expressom 'na próxima terça-feira', que é a maneira de indicarmos um dia concreto (assim, com preposiçom mais artigo à frente).

"Coincide com apresentação do OE 2008
Finanças e sindicatos iniciam terça-feira negociação dos aumentos salariais na função pública


O Ministério das Finanças e os sindicatos iniciam terça-feira a negociação dos aumentos salariais dos funcionários públicos para o próximo ano.

Em comunicado, as Finanças sublinham que as negociações salariais coincidem com a apresentação da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, que será tornada pública na próxima sexta-feira. A Frente Comum dos sindicatos, a Fesap e o STE são os sindicatos que irão integrar as rondas de negociações com os responsáveis das Finanças."

Em contraposiçom, olhai agora este texto também retirado de um jornal português, onde aparece o uso do dia da semana precedido de 'preposiçom+artigo', a indicar umha actividade realizada com periodicidade fixa:

"Petição para hipermercados abertos aos domingos reuniu 250 mil assinaturas

A campanha de recolha de assinaturas para assegurar a abertura dos hipermercados aos domingos e feriados, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), reuniu um total de 250.279 assinaturas."

Nenhum comentário: