domingo, 18 de novembro de 2007

áudio> A diversidade da língua portuguesa


Encontrei um arquivo de áudio brasileiro interessante, na Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, que fala sobre a diversidade interna do português falado no Brasil, e das diferenças entre o padrom e as variantes regionais, sociais, etc. Entre as referências ao numeroso vocabulário de raiz indígena existente no actual português brasileiro, nesta exposiçom falada fai-se referência a dous traços 'regionais' brasileiros que vam ser conhecidos para vós...

Refiro-me ao uso de formas como 'arriba' e 'em riba', em lugar das próprias do padrom, 'acima' e 'em cima', que nós já vimos há umhas semanas. Reparai no uso popular, no Brasil, das formas maioritárias na Galiza.

No documento de áudio também se comenta a pronúncia única das grafias < b > e < v > com a realizaçom bilabial da primeira, em palavras como 'varrer': quer dizer, a pronúncia galega do que nos padrons brasileiro e português som duas pronúncias, como nós sempre insistimos nas aulas.

Na explicaçom do fenómeno dialectal brasileiro, recorre-se ao passado 'galaico-português'. No entanto, som esses traços ainda vivos no norte de Portugal actualmente. Estamos, portanto, perante traços próprios do português, presentes hoje em Portugal, no Brasil... e na Galiza.

Recomendo-vos que escuitedes o áudio, de 12 minutos, e experimentedes também a compreensom do padrom brasileiro, em relaçom ao de Portugal que estamos a aprender nas nossas aulas.

Nenhum comentário: