quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Até que enfim! Já podemos comprar um jornal português em Ferrol

Graças à informaçom da vossa colega Yolanda, soubem que por fim podemos comprar um jornal em português em Ferrol: o Público, que chega a diário, mas com um dia de atraso, à livraria Limiar, na rua Venezuela (paralela com a Estrada de Castela, do lado do bairro que chamam 'Ensanche B', perto de Ultramar).

É difícil de explicar que nas cidades galegas seja mais fácil encontrar jornais em alemám, francês ou inglês do que em português, mas de facto é assim, e até hoje era impossível comprar um jornal ou umha revista portuguesa ou brasileira em Ferrol. Talvez a implantaçom do português na nossa Escola tenha a ver com esta iniciativa da livraria Limiar, que merece os nossos parabéns.

O Público, que tem a ediçom digital neste endereço, tem umha orientaçom ideológica semelhante à do El País espanhol, quer dizer, próxima do PS português. Quanto a mim, preferia poder ler um jornal com orientaçom ideológica de esquerda, mas isto é complicado tanto em Portugal como na Galiza :-)

O preço do Público na Galiza é de 2 euros. Um bocado caro, já que em Portugal custa 0,90, mas acho umha boa notícia termos ocasiom de ler as notícias do mundo em português. Eu já passei pola livraria Limiar e comentei que talvez houvesse pessoas da Escola de Línguas interessadas em comprar o Público. Por enquanto, só recebem um exemplar, mas se houver procura pola nossa parte, talvez aumentem o número de exemplares.

4 comentários:

Mamen disse...

É uma boa noticia, já estamos mais perto de Portugal, agora temos que ficar à espera do comboio de alta velocidade.

Óscar disse...

Sim, e também ficamos à espera da recepção das televisões portuguesas, que parece que por fim cedo chegarão.
Eu as vezes vejo RTP por cabo (R), e, a verdade, aprende-se muito.
Adeusinho!

Maurício Castro Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício Castro Lopes disse...

Sim, era importante contarmos com as televisons portuguesas, mas eu nom o vejo tam perto. Oxalá esteja enganado e as instituiçons cumpram com as recomendaçons do Conselho da Europa, que tem publicado a conveniência de que haja mútuo acesso aos meios de comunicaçom entre territórios fronteiriços como os nossos (Galiza e Portugual). Viria muito bem para estender o conhecimento do português no nosso país.