segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sobre a origem das palavras 'Carnaval' e 'Entrudo'

Só por curiosidade, coloco-vos a explicaçom que aparece no site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, sobre as duas denominaçons que se dam em português à festa das

Carnaval e Entrudo

E, como estamos em tempo dele, saibamos que há pelo menos duas explicações para a origem da palavra Carnaval. Uma considera que a palavra provém da expressão latina carne, vale!, com o significado de "adeus, carne!"; outra, que a palavra chegou ao português por via francesa, do italiano carnevale, procedente de carnelevare, que significava "rejeitar a carne", formada do latim carne(m) levare (suprimir ou tirar a carne).

A palavra Carnaval, efectivamente, designava apenas a última terça-feira desse período que começa no Dia de Reis e vai até à Quaresma. Ora, segundo o preceito católico, essa terça-feira era o dia de dizer adeus à carne (comida, festas, luxúria...), porque se ia entrar num tempo de abstinência logo no dia seguinte, quarta-feira de cinzas. Posteriormente, a palavra Carnaval passou a designar todo o período de festas, persistindo a percepção da sua relação com a carne, mas desaparecendo o significado do adeus ou da supressão. Aliás, dá-se o nome de "gordo" aos dias que precedem a entrada na Quaresma, nomeadamente o "domingo gordo" ou a "terça-feira gorda". Dias gordos são os dias de carne, em oposição a dias magros ou dias de peixe, em que a Igreja prescreve a abstinência de carne.

Quanto a Entrudo, é a antiga denominação portuguesa para esse tempo de três dias de divertimento que precedem imediatamente a entrada da Quaresma. Esse termo provém do latim introitus, que significa "entrada". A palavra Entrudo começou por designar apenas a noite de terça-feira, portanto, de entrada na Quaresma, mas, posteriormente, alargou-se ao período desses três dias, de domingo a terça-feira. Essa palavra passou a ser substituída pela palavra Carnaval a partir do século XVIII.

Texto retirado de aqui.

Nenhum comentário: